segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Brasil pela lente do rock



Anos 80, década marcada pela luta a favor da Democracia (diretas já), marcada também pelo surgimento de um idolo, Ayrton Senna, o Brasil passava por muitas mudanças e, paralelo a isso acontecia algo de diferente, havia algo de novo no ar, nascia o Rock Brasil!
Os anos 80 podem ser vistos dentro da cena roqueira internacional como uma década discreta, mas indo na contramão de tudo que acontecia lá fora, o Brasil viveu o"boom" do rock tupiniquim nesta década.
O rock brasileiro dos anos 80 pode muito bem ser encarado como o primeiro movimento legitimamente brasileiro de rock. Já que a Jovem Guarda era uma cópia do que acontecia nos EUA, como única diferença as adaptações para o nosso idioma. Na década de 70 alguns grupos surgiram de forma mais consistente, podemos citar: "Mutantes", "O Terço", " Secos e Molhados", entre outros.., mas eram poucos e não tiveram o mesmo impacto que a geração seguinte teria. Não possuiam cara de movimento.

21 de Fevereiro de 1981: A Blitz estreava no bar Caribe (RJ), em sua formação: Evandro Mesquita, Lobão (na bateria), mais tarde estrearia Fernanda Abreu nos "backings".

Em 11 de Abril do mesmo ano estreava a "Gang 90 & absurdettes" em São Paulo. E no dia 07 de JuLho surgia "Plebe Rude" em Brasilia.
A Blitz lança seu lº álbum em 26/09/82; um dia depois o "Barão Vermelho" lançaria seu 1º disco. À parir daí muitos outros grupos viriam no embalo. Bandas como: "Legião Urbana, Titãs, Paralamas, RPM, Ultraje à Rigor, Kid Abelha, Ira" e tantas outras responsáveis por fazer do rock nacional o que ele é hoje.

Muitos grupos não resistiram ao tempo, outros voltaram à ativa após alguns anos de férias e muitos continuam firmes e fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário