quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Gang 90 & as Absurdettes


Depois de passar uma temporada em NY, o jornalista, Dj e agitador cultural Júlio Barrozo volta ao Brasil, influenciado pela new wave do Kid Creole & the Coconuts e incentivado pelo amigo Nelson Motta, resolve formar uma banda com sua irmã Denise (a Lonita Renaux), Herman Torres, Alice Gwendolyn (a Alice Pink Punk) e Maria Elisa Capparelli Pinheiro (a May East).

O local escolhido para a estréia foi a 1º casa new wave brasileira, a "Paulicéia desvairada", de Nelson Motta e seu primo Ricardo Amaral. No início de 1981 estava lançada a Gang 90 & as Absurdetes, a 1º banda New do Brasil.

A banda foi a 1º e única contratada do selo Hot, de Nelson Motta, que fazia parte da WEA, e lançou um compacto simples pelo selo. Nessa época, até Guilherme Arantes chegou a participar da banda, ouve-se claramente sua voz no refrão de Perdidos na selva.

Em agosto de 1981 a Gang 90 participou do festival MPB Shell 81.

Depois de alguns shows, que mais pareciam aventuras improvisadas pelo interior do País, a Gang 90, foi dispensada da WEA e Júlio Barroso resolveu voltar para NY.

De volta ao Brasil no início de 1983, Júlio se depara com um cenário, que ele mesmo tentara criar 2 anos antes, sem o devido reconhecimento. A New Wave tomava conta do Brasil, e a Blitz fazia sucesso de norte a sul do País, bebendo da mesma fonte, que Júlio e sua Gang 90 tinham bebido. "A Blitz pegou carona na nossa Romi -iseta", dizia Júlio. "Chegou a nossa vez de pegar carona na Mercedez benz da Blitz".

O Lp "Essa tal de Gang 90 & as Absurdettes" foi lançado no final de 1983, e vendeu 80 mil cópias.

Na noite de 6 de junho de 1984, o trajeto da banda pioneira do Brasil foi interrompido quando Júlio caiu da janela de seu apartamento no 11º andar. A polícia anotou, "Morte a averiguar", até hoje não se sabe a causa.

A irmã de Júlio tentou em outras ocasiões levar a frente a Gang 90, lançando até disco, mas a história já tinha sido escrita.

No link, vocês podem baixar o disco "Essa tal de Gang 90 & as Absurdettes ".

Bibliografia: Brock( Arthur Dapieve), Dias de Luta(Ricardo Alexandre).

2 comentários: