quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Blitz - Anos 80
A Blitz pode ser considerada a 1º grande banda de rock brasileira, mesmo não sendo uma banda de "Rock". Não entenderam, eu explico.
Num tempo em que o rock engatinhava no Brasil, a Blitz conseguiu sintetizar o que foi a juventude 80`s naquele começo de década.
Os anos 70 que foram marcados por uma ditadura que de forma direta e indireta coibiu o surgimento de movimentos jovens, e teve como forma mais expressiva, a chamada "MPB" , não conseguiu repetir no Brasil, o cenário que dominava os EUA e Europa. O rock tomou corpo e forma lá fora, mas por aqui, apesar de bandas como Mutantes, O Terço, Secos e Molhados, entre outras... Não teve a cara de movimento.
Os anos 80 deram voz a uma juventude "pós ditadura", e isso resultou diretamente no surgimento do movimento chamado Rock Brasil.
A Blitz foi talvez a mais Pop de todas essas bandas, mas acabou entrando pra História como o carro chefe da geração rock 80.
Formada por Evandro Mesquita, guitarra e voz; Fernanda Abreu, backing vocal; Marcia Bulcão, backing vocal; Ricardo Barreto, guitarra; Antônio Pedro Fortuna, baixo; William "Billy" Forghieri, teclados; e Lobão (depois substituído por Juba), bateria.
A Blitz trouxe não só uma novidade musical para a juventude 80`s, a Blitz representou uma mudança comportamental em toda uma geração.
Letras bem humoradas, visual super colorido( Roupas Company), performances que misturavam música e teatro, isso era a Blitz.
Com o sucesso de "Você não soube me amar" a Blitz deixou de ser um sucesso apenas na zona sul carioca, conquistando fãs de norte a sul do país. A Blitz foi a 1º banda no Brasil a viajar com uma estrutura técnica profissional, levando seu show por todo o Brasil.
O 1º album da Blitz, batizado "As aventuras da Blitz" é um clássico 80`s e pode ser baixado no Link.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário