sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Chico e Caetano


- Apresentado pelos cantores e compositores Chico Buarque de Hollanda e Caetano Veloso, Chico & Caetano, gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, foi exibido mensalmente, de abril a dezembro de 1986, indo ao ar às sextas-feiras.
- O objetivo do diretor Daniel Filho, que concebeu o programa, era promover grandes encontros entre músicos, brasileiros ou estrangeiros. Com um roteiro bastante aberto, elaborado por Nelson Motta, os dois anfitriões cantavam e conduziam o espetáculo de outros cantores a fim de fazer do programa um ponto de encontro entre amigos.
- A série, dirigida por Roberto Talma, foi exibida em nove programas.
- Passaram pelo palco de Chico & Caetano representantes de diversos estilos: Cazuza, Elizeth Cardoso, Elza Soares, Evandro Mesquita, Gilberto Gil, João Bosco, Jorge Ben Jor, Legião Urbana, Luiz Caldas, Maria Bethânia, Os Paralamas do Sucesso, Paulinho da Viola, Rita Lee e os estrangeiros Astor Piazzola, Mercedes Sosa, Pablo Milanés e Silvio Rodriguez.
- No dia 15 de agosto de 1986, o cantor Tim Maia, que chegara a ensaiar na véspera, não compareceu à gravação, o que levou a equipe de produção a alterar a estrutura do programa, exibindo trechos do ensaio.
- A Divisão de Censura da Superintendência da Polícia Federal vetou a execução da música Merda (“Boa sorte!”, no jargão teatral), de Caetano Veloso. Além do uso de uma linguagem considerada imprópria pelas autoridades, a música também fazia referência ao uso de drogas (“Nem a loucura do amor/da maconha, do pó, do tabaco e do álcool/vale a loucura do ator”).
- O projeto de cenografia de Mário Monteiro para Chico & Caetano foi o mais discreto possível: um cenário branco-e-preto com o fundo por vezes escondido por uma névoa, e apenas alguns fachos de luz iluminando os artistas. O programa acabou gerando um LP, Os melhores momentos de Chico & Caetano, lançado pela gravadora Som Livre em meados de novembro de 1986. Entre as músicas do disco estavam Águas de março, com Caetano, Chico e Tom Jobim; Adiós Nonino, com Astor Piazzola; e Festa imodesta, com Chico e Caetano. Curiosamente, a polêmica Merda também fez parte do disco.
- O programa foi reapresentado nas tardes de sábado, de janeiro a março de 1987.
- Chico & Caetano foi vendido para o Canadá, Cuba, Paraguai e Uruguai.



Fonte: Memória Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário